sábado, 26 de maio de 2007

Você sabe calcular 2+2 na HP 12c?

Em um processo seletivo para Gerente Financeiro de uma empresa de distribuição entra mais um candidato na sala de entrevistas.
O gerente de RH, experiente nesse tipo de atividade olha o candidato que acaba de se sentar à sua frente.
Seu currículo era impecável - tanto na aparência, quanto no conteúdo
Paletó preto, camisa azul claro, gravata vermelha, gel nos cabelos e uma altivez impressionante.
Sentou, ou melhor, refestelou-se na poltrona como se dissesse:
"Pode mandar qualquer questão, que eu respondo"
E veio a primeira pergunta:
"Quais os seus objetivos profissionais?"
A resposta veio direta:
"Como sou muito objetivo, vou resumir em uma palavra: crescer! Não admito outra alternativa em minha carreira a não ser crescer, e rápido"
"Cite 3 qualidades suas..." disparou o entrevistador
"Eficiência, eficácia e efetividade. Tenho muitas outras, mas já que o senhor só pediu três, fico nas básicas"
"Cite 3 pontos em que você precisa melhorar"
"Bem, essa é uma pergunta difícil de responder, pois me considero um profissional high perfomance"
"Entretanto, nunca deixo perguntas sem resposta."
"Os 3 pontos que preciso aprimorar são os seguintes:"
"Perfeccionismo - Talvez o meu maior defeito: procuro colocar perfeição em tudo que faço"
"O segundo é acreditar no ser humano"
"O terceiro é ter mais paciência com pessoas que não conseguem acompanhar meu ritmo de trabalho", disse o candidato, com um leve sorriso no canto da boca.
O entrevistador, então, fez uma outra pergunta:
"Você usa a calculadora HP 12c?"
"Mais é claro!!! Sem dúvida, um instrumento básico para profissionais da área financeira. Aliás, tenho várias HPs! Uma no carro, outra em casa, no escritório, sem falar do software que tenho em meu notebook."
Diante de tanta empáfia e autopromoção, o gerente de RH decidiu propor um desafio para o bossal de plantão.
"Já que você tem várias HPs, vamos a uma pequena simulação."
Abriu uma pequena gaveta, tirou uma calculadora HP 12c e, enquanto a pequena máquina deslizava sobre a superfície de granito da mesa, ele propôs o seguinte desafio:
"Imagine que um cliente tenha feito o parcelamento de um débito de R$ 25.000,00 em 12 vezes. Após o pagamento da terceira parcela, ele decidiu quitar o montante de uma só vez. Considerando a taxa Selic mensal, multa de 10% e encargos de 3% de financiamento, diga-me quanto ele deverá pagar"
O candidato sorriu, mudou de posição na poltrona, engoliu seco, pediu para ele repetir o problema e após alguns segundos de silêncio, disparou:
"Desculpe-me. Eu não sei usar a máquina"
A entrevista teve um ponto final ali. Tendo ele sido excluído da seleção.
A questão que fica é: qual o motivo da desclassificação?
O fato de não saber fazer 2+2 na HP 12c ou a mentira?